batman


Batman - Asilo Arkham




Feito pelo ainda nem tão conhecido Alan Grant. Asilo Arkhan tornou-se um dos grandes marcos na história do homem-morcego, colocando em xeque o próprio conceito de herói de batman.
Seguindo a tendência noir do personagem, Grant foi diminuindo a distância entre os vilões e heróis do universo gótico. Não deixa de ser maniqueísta (como é natural nas histórias de super-heróis). Mas o grande vilão deixou de ser o mal e passou a ser a loucura. Loucura a qual batman também é propenso. Enfim, é uma obra excelente e ajudou a fazer a fama de Grant.
A série capta bem o ambiente noir, ao mesmo tempo em que o ambienta com técnicas atuais (a série não caiu no clichê de ser em P&B, por exemplo). A narrativa é ótima e o personagem ganhou grande dramaticidade.



Batman R.I.P.


Clique nas Imagens para Baixar

[MIRROR EASY-SHARE]

E assim termina a "run" de Grant Morrison na série Batman. As estória de Grant Morrison começaram com "Batman and Son", seguido de "Batman: The Resurrection of Ra`s Al Ghul" e "Batman: The Black Glove". Termina envolto em mistério, será que Batman morreu mesmo ou está simplesmente fora de circulação e aproveitou para tirar férias? Sim, porque já toda a gente sabia a sua identidade secreta, Bruce Wayne, a localização da "Batcave", enfim, toda a vida pessoal do Morcego estava devastada! O melhor era desaparecer mesmo, resta saber se morto ou simplesmente desaparecido... bem... ouvi dizer que o rapaz "morreu" também noutra série da DC, Final Crisis! DC Comics, haja uma decisão! Batman é um dos pilares do universo DC, merece um fim coerente! De qualquer maneira a estadia de Morrisson em Batman era para cinco livros, e parece que em Junho este escritor vai voltar ao Morcego para o arco final.
As estórias de Grant Morrison têm quase sempre uma intriga um pouco alucinada, e esta não foge a isso. Batman está a ser encostado à parede por um esquema altamente sofisticado, urdido pelo Black Glove, onde Morrison volta às raízes de Batman para um desfecho quase angustiante. A narrativa tem algumas falhas, ficam muitas coisas por explicar, e por vezes as sequências são algo confusas de tão intrincadas!
Neste arco Batman é desmontado emocionalmente, e dilacerado fisicamente sem dó nem piedade. Dr. Hurt (Black Glove) é impiedoso... nem o mordomo escapa à sua crueldade. O seu grupo de vilões anda atrás não só de Batman, mas também de Robin e Nightwing.Batman tem de apelar a um seu outro "eu", Zur En Arrh, um Batman alternativo guardado no seu subconsciente para o caso de um ataque à mente do Batman "normal" ser bem sucedida. Claro que o Joker não podia faltar... foi-lhe oferecido pelo Black Glove o Robin, só para sua diversão. Mas o Joker não é subalterno de ninguém e acaba por atrapalhar os planos do vilão.
A arte é espetacular, Tony S. Daniel em alto nível! Tem momentos e páginas verdadeiramente de génio neste "thriller" psicológico!
É claro que eu não vou adiantar mais... isso tirava a piada toda

Boas leituras!

Hardcover
Criado por: Grant Morrison, Tony Daniel, Lee Garbett e Trevor Scott